Casamento Americano: Tradições, Curiosidades e Muito Mais!

Se você é noiva e fica maravilhada com as cenas de casamento de filmes? Saiba que você curte o casamento estilo americano, uma junção de diversos aspectos tradicionais de uma cerimônia de casamento com uma celebração tradicional católica e escolhas que eles mesmos fizeram e foram se perpetuando ao longo dos anos. Hoje em dia, a cerimônia de casamento americano se tornou um estilo a ser copiado ao redor do mundo e é um dos preferidos por diversas pessoas porque tem seus toques de liberdade diante do casamento tradicional.

O papel do padrinho e da madrinha de casamento

Tradições dos casamentos americanos

Uma das principais diferenças entre o modelo comum do Brasil de casamento e o pregado por lá é quanto ao papel dos padrinhos. No casamento americano, são os personagens os principais auxiliares na organização do evento, e não apenas aparecem no dia da festa ‘lindos e bem arrumados’ para entrar no espaço e aparecer nas filmagens e fotos.

organizando um casamento no estilo americano

São de responsabilidade da madrinha organizar o chá de panela (se tiver), a despedida de solteiro e acompanhar a noiva na escolha do vestido e prova do buffet e noivo. Não é a toa que a maior parte das madrinhas em comédias românticas costuma ser a melhor amiga da noiva, já percebeu?

organização da entrada no casamento americano

 

O que o padrinho deve fazer em um casamento americano

Para eles, fica a função de acompanhar o noivo em provas de noiva, ajudar na lua de mel e na festinha de despedida de solteiro. Não precisa ser nada do tipo “Se beber não case”, mas é o padrinho que vai preparar uma grande surpresa para o noivo e seus amigos um dia antes do casamento.

O convite é enviado pelos correios

Ao contrário do costume brasileiro, os convites do casamento americano são enviados pelos correios meses antes e é obrigado confirmar presença. Faz parte da etiqueta de casamento o convidado confirmar sua presença, por isso os noivos podem planejar uma festa de acordo com a quantidade de pessoas que vão ao evento. O irônico deste modelo é que todo mundo recebe o convite via correios, mesmo que seja vizinho ou more muito próximo. Entregar o convite em mãos é deselegante e fere a etiqueta de casamento dos moldes americanos.

Tradição dos convites no estilo americano

Para garantir a confirmação, os convidados podem enviar de volta um cartão que vai com o convite, no envelope, informando que vai comparecer à festa. Se ele não confirmar ou negar e mesmo assim aparecer no evento, é normal ficar sem lugar e ninguém pode reclamar.

O local do casamento americano

Mesmo sendo um casamento bem tradicional e antigo, os norte americanos não costumam celebrar seu casamento em igrejas. Este é o local menos comum, a menos que haja uma necessidade por crenças religiosas. No mais, os noivos casam em locais onde possa haver uma celebração e seus convidados se sintam a vontade e confortáveis.

Lugares para fazer um casamento americano

Os norte americanos são conhecidos por fazerem festas em casa e até mesmo casas de festas, comuns no Brasil, são raras por lá. Por isso, locais inusitados dos Estados Unidos são disputados para a celebração do casamento estilo americano, como o jardim de casa (lembre que as casas por lá são enormes!), Bibliotecas e salões de teatro. A Biblioteca de Nova York, por exemplo, é um dos locais mais disputados do país para a celebração de casamento, com uma agenda de antecipação da data em mais de dois anos.Cultura do casamento nos Estados Unidos

A celebração do casamento americano

Quem assistir a um vídeo de casamento estilo americano, vai notar muito da igreja católica no evento. Contudo, a maior parte dos americanos é evangélica, eles apenas usam o tradicional em suas celebrações. É comum a entrada seguir a mesma ordem dos noivos e a noiva chegar atrasada um pouco e entrar atrás de madrinhas e damas de honra, como fazemos por aqui.

Como são feitos os votos na cerimônia americana

Por lá também é incomum um religioso celebrar o compromisso. Se não for feito na igreja, muitas vezes amigos e parentes são convidados para celebrar. É comum chamar religiosos parentes também. Os votos são feitos pelo próprio casal.

Decoração de casamento estilo americano

Se há um ponto para alto investimento neste modelo de casamento, é a decoração. Os norte americanos são apaixonados por mimos em todos os locais e sabem mesmo como fazer um casamento chique e estiloso. Eles simplesmente amam uma boa festa e adoram tudo lindo na foto.

Decoração do casamento americano

A decoração de casamento estilo americano segue os moldes clássicos, com adaptações modernas. Há mesas com toalhas finas e cadeiras cobertas, arranjos de flores no centro de mesa, um altar tradicional mesmo que não seja um padre decorando e, no geral, um sistema de iluminação temático, como luzes estrelas e provençais para quem quer um modelo tradicional.

Temas de cerimonias americanas

Organização da mesa e detalhes de uma celebração de casamento

O grande diferencial dos americanos é mesmo os detalhes. Eles investem bastante em guardanapos de tecido com o nome dos noivos ou tema da festa, flores sempre naturais e diferentes das encontradas nas casas. Alguns noivos chegam a pedir flores da Europa para garantir um casamento lindo.

Como funciona um casamento americano

Buffet de casamento americano

Os comes e bebes seguem os moldes brasileiros: doces e salgados, mesa de frios, um jantar e muita bebida fina. Para ser um bom casamento, tem que ter vinho e champanhe para todos, com água e refrigerante. O grande diferencial fica no jantar: servido pelos garçons na mesa, sem a necessidade do convidado levantar para buscar.

Como é o buffet e os comes e bebes em um casamento americano

A tradição do casamento americano para buffet é de investir em doces tradicionais por lá, mas muitos não são usados aqui em festas deste tipo. O bem casado fica, mas brigadeiro e surpresa de uva quase não são vistos neste tipo de festa. Os salgados geralmente são mais rebuscados e com temperos diversos e cascata de camarão é uma prática comum, por mais humilde que seja a celebração.

Bolo de festa de casamento americano

O bolo segue os moldes já usados no Brasil: grande, com uma mesa apenas para ele e diversos andares. Designers de bolo nos Estados Unidos são altamente valorizadas, com lojas exclusivas para degustação.

Tradições do casamento americano que não repetimos por aqui

  • Um objeto antigo e um objeto azul – ambos para dar sorte, podem ser entregues à noite para serem usados no dia do casamento pela madrinha ou os pais da noiva ou do noivo. O importante é usar algo antigo de família, como um broche da vovó, e algo em cor azul, como uma calcinha, fita de meia ou laço. O mesmo objeto pode ter os dois símbolos, como uma jóia antiga dos pais com pedraria azul.Coisas para dar sorte no matrimônio
  • Formal ou informal? O horário não importa – O mais interessante dos norte americanos é que todos os casamentos são formais, mesmo sendo de dia. Por aqui, casamentos pela manhã pedem algo mais leves e à noite sempre pede luxo. A etiqueta do casamento americano não é assim. O evento pode ser informal e acontecer à noite ou formal e ser realizado de dia. Isso é escolha dos noivos, e não do horário do evento.
  • Filmagem caseira – o costume de um DVD chique como álbum de casamento não é muito curtido por lá. Os tradicionalistas de casamento preferem ainda a filmagem caseira, com um tio ou amigo com câmera na mão. Os americanos preferem curtir a festa a investir em filmagem cara e pousar para a foto na maior parte dos casos.
  •  Jantar de ensaio – um pequeno casamento é realizado alguns dias antes ou na véspera com amigos e convidados para um treino do evento e garantir que todo mundo fique bem na fita e cumpra seu papel na cerimônia. Há até discurso no jantar de ensaio, que deixou de ser uma simulação há tempos. Há bem menos gente que no casamento de fato, mas um jantar é servido também para testar o serviço de buffet.
  •  No altar apenas padrinhos – os pais devem ficar na primeira fileira e entram antes, sozinhos ou com os noivos. Isso não importa muito por lá.
  •  Aliança de noivado e casamento no mesmo dedo – não se muda o anel porque casou. Ele sempre será na mão esquerda.
  •  Festa com lugar marcado – não precisa correr para o salão de festa. Os noivos, antecipadamente, escolhem onde cada convidado vai sentar. Este costume surgiu para evitar que pessoas que não se falam fossem obrigadas a sentar junto ou que surgissem brigas, como com dois “bons de copo” na mesma mesa. Há até mesmo um mapa para definir o local de cada um sentar e os cerimonialistas é que são responsáveis por fazer o plano dá certo.

 Lidianne Andrade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *