Recém-casados | Aprenda montar o cardápio para o dia a dia e economize tempo e dinheiro

Depois de tantas comilanças no pré-casamento - experimentando o menu da festa - no próprio casamento e também na lua de mel, é hora de pensar no cardápio para o dia a dia de forma que otimize e facilite a vida do casal.
Foto: Shutterstcok

Organizar as compras, ter disciplina na cozinha e saber escolher os alimentos para o cardápio para o dia a dia podem otimizar a vida do casal e ainda sobrar tempo para os momentos a dois

Cardápio para recém-casados

O começo da vida a dois é uma delícia. É tudo novo, a vida dos recém-casados é cheia de novidades e descobertas e o amor está no ar. A cozinha da casa nova é, para muitos casais, assustadora. Pois muitos deles até então tinham tudo feito por suas mães. Mas é possível desbravar esse universo juntos e aprender como montar o cardápio para o dia a dia sem estresse.

Foto: Shutterstock

Planejamento e organização

Planejar e organizar essa tarefa pede disciplina e comprometimento. É hora aprender a preparar um cardápio para o dia a dia sem desperdício de tempo, produtos e dinheiro.

Como começar?

Como é o início da vida de casados, é importante que o casal vá ao supermercado juntos. Lá os dois devem pensar, sempre juntos, que tipos de alimentos mais gostam de comer e quais são mais práticos de preparar. Nada de congelados! A proposta aqui é criar um cardápio para o dia a dia mais saudável possível.

Foto: Shutterstock

O chefe de cozinha Antônio Carlos de Almeida Santos, da Paladar Eventos, comenta que antes de começar a preparar o prato é preciso que o casal esteja de acordo para decidir o que vai ser feito já tendo uma ideia da receita que vão seguir.

Dicas para recém-casados

“Os recém-casados também precisam seguir o Mise en place (termo em francês que significa deixar os ingredientes em ordem antes de começar a cozinhar), isso otimiza muito o tempo na cozinha e evita o desperdício de alimentos”, esclarece Antônio Carlos.

Lista do supermercado

Anote tudo! É essencial que tenham tudo anotado quando forem fazer as compras, sejam elas no supermercado, açougue ou feira. Assim vocês comprarão somente o necessário para o período e economizarão bastante.

Foto: Shutterstock

Ainda de acordo com o chefe de cozinha, alguns alimentos não podem faltar em casa como: ovo, leite, farinha de trigo e frango. “Com esses ingredientes é possível preparar diversos tipos de pratos simples e rápidos. O que também não pode faltar na cozinha é a essência do casal durante o preparo das refeições”, define o chefe de cozinha.

Leia também: Dicas para organizar a casa nova e curtir a lua de mel

Evite o desperdício

Com a prática é possível variar no cardápio para o dia a dia aproveitando tudo que estiver na geladeira e na despensa. Basta saber armazenar e preparar os alimentos de forma correta e combinar os sabores.

Cardápio mão na massa

O cardápio para o dia a dia pode ser para a semana toda (de segunda a domingo) ou somente para os dias úteis (segunda a sexta).

Foto: Shutterstock

Outra dica importante para o cardápio para o dia a dia é comprar produtos da época, pois esses produtos custam menos, são fresquinhos e mais bonitos. Isso faz toda diferença no bolso e também no sabor de alguns alimentos quando comprados fora de época.

Pesquise ofertas

Se você ou seu marido tiverem com tempo e disposição, vale a pena ir atrás das promoções de supermercados e feiras para economizar ainda mais nas despesas com alimentação em casa.

Armazenamento em casa

Separe tudo por categoria e em seus devidos lugares: freezer, geladeira e despensa. No caso dos produtos como arroz, feijão, macarrão, molho de tomate, entre outros, organize na despensa por ordem de data de validade, deixando assim os alimentos mais velhos na frente para serem consumidos antes.

Foto: Shutterstock

Leia mais: Enxoval: 3 dicas para fazer a lista ideal e garantir tudo o que precisa

Cardápio sempre à mostra

Foto: Shutterstock

Deixe o cardápio para o dia a dia sempre visível. De preferência colado na porta da geladeira. Assim você não esquece de descongelar alguma carne para o preparo no dia seguinte ou até mesmo não esquece de comprar algo que não tenha em casa.

Café da manhã

O café da manhã é universal, seja casado ou solteiro, as opções são sempre as mesmas e tudo vai depender do gosto de cada um.

Foto: Shutterstock
  • Café
  • Cereais
  • Frios
  • Iogurte
  • Leite
  • Manteiga
  • Requeijão
  • Cream cheese
  • Ovos mexidos
  • Pão francês ou integral
  • Tapioca

Sugestões de cardápio para o dia a dia

Jantar

Como a grande maioria dos casais almoçam fora de casa, nossa sugestão de cardápio para o dia a dia é para o jantar, mas nada impede que nos dias em que estiverem em casa no almoço não possam aproveitar essas dicas.

Foto: Shutterstock

Segunda-feira

  • Arroz, feijão, bife acebolado e salada de alface, tomate e rúcula.
  • Coxa e sobrecoxa grelhada, arroz, feijão e salada.
Foto: Shutterstock

Terça-feira

  • Macarronada com carne moída e molho à bolonhesa.
  • Sopa de legumes.
  • Filé de peixe, arroz e purê de abóbora.
Foto: Shutterstock

Quarta-feira

  • Filé de frango grelhado, arroz, purê de batata e legumes no vapor.
  • Cenoura e beterraba raladas, arroz e carne moída.
  • Omelete de legumes com salada.
Foto: Shutterstock

Quinta-feira

  • Linguiça (pode ser de frango), purê de mandioquinha, arroz e legumes refogados.
  • Frango ensopado, arroz, feijão e salada de alface, agrião e tomate.
Foto: Shutterstock

Sexta-feira

  • Macarrão alho e óleo com brócolis.
  • Sanduíche com pão de forma e frios.
  • Bruscheta no pão de forma com queijo muçarela, tomate, orégano e azeite (ao forno).
Foto: Shutterstock

Final de semana

Durante o final de semana muitos casais optam por comer fora de casa, sabemos que nem sempre é possível evitar isso, mas uma forma de economizar é fazer as refeições em casa.

Foto: Shutterstock

Sábado

Almoço: Arroz, estrogonofe e batata palha.

Jantar: Hot dog, pão com carne louca, mini-pizza ou pasteis de carne e queijo.

Foto: Shutterstock

Domingo

Almoço: Frango assado, farofa, arroz, feijão e salada de alface e tomate.

Jantar: Carne moída refogada com legumes, arroz e feijão.

Aos domingos geralmente acaba sobrando comida do almoço e é possível aquecer o que sobrou para o jantar.

Foto: Shutterstock

Leia mais: Casa nova | Como organizar cada ambiente e torná-los ainda mais funcionais para o dia a dia

Evite pratos muito elaborados

Enquanto vocês ainda não têm muita prática na cozinha, evitem preparar pratos muitos elaborados e que demandam muito tempo de preparo. Comecem pelo simples e aos poucos vocês vão preparando pratos diferentes do cardápio para o dia a dia.

Sobre o Autor
Eva Moreira
Evanise Moreira é jornalista, pós-graduada em comunicação e marketing. Trabalhou por 15 anos como assessora de imprensa. Ama cachorros e chinchilas. Adora casamentos e sempre se emociona quando vê uma noiva e quando escuta a Marcha Nupcial!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *