Saiba como escolher o bolo do casamento simples

Destaque na festa de casamento e na mesa de doces, o bolo do casamento simples é um artigo do casamento que atrai a atenção de todos, mas não basta ser somente bonito. O sabor e as combinações são importantes para um bolo perfeito.

Simplicidade, sabor e harmonia são componentes essenciais para um bolo do casamento simples

Foto: Shutterstock

Bolo do casamento minimalista

Além de fazer parte da decoração da festa, o bolo do casamento simples também é parte da sobremesa e doces do casamento. A hora de os noivos cortarem o bolo é um dos momentos mais aguardados dos convidados.

Primeiro, porque a curiosidade para saber qual é o sabor e recheio do bolo do casamento simples está aguçada. Segundo, porque é o momento de saborear mais uma gostosura do casamento.

Foto: Shutterstock

E não é porque o bolo é simples que ele não merece atenção. Pelo contrário! Você não precisa gastar muito para que o bolo do casamento simples seja um sucesso.

Para Florencia Perez, da Dulces Flor Confeitaria, o naked cake continua sendo o bolo mais pedido pelos noivos, principalmente para aqueles que apostam na decoração rústica. “Outra opção que nunca sai de moda são os tradicionais bolos clássicos cobertos com pasta americana. Esses dois tipos de bolos são os favoritos dos noivos”, explica.

Leia também: Festa de casamento | Como acertar na quantidade de bolo e doces

Sabor inesquecível

Sabe quando se degusta um bolo de casamento e ele fica na sua cabeça por muito tempo? E sempre que se comenta a respeito de bolos de casamento aquele sabor volta em suas lembranças? A ideia é essa. Tornar o momento de degustação do bolo do casamento simples inesquecível.

Foto: Shutterstock

Dicas para escolher o bolo do casamento simples

Orçamento

Antes de pensar no tipo de bolo que vocês querem para o casamento, é necessário definir o orçamento para o bolo simples do casamento. Com base no orçamento vocês terão uma ideia de quanto podem e devem gastar.

Tamanho do bolo

Por ser um bolo do casamento simples não tem necessidade de ser um bolo com vários andares. O bolo não pode jamais ser enorme e esconder os noivos na hora das fotos, principalmente se você e seu noivo sejam baixos.

Outro fator determinante na escolha do tamanho do bolo do casamento simples é a quantidade de convidados. Veja a tabela abaixo:

Foto divulgação: Doceria Lucrativa

Converse com seu confeiteiro para saber o que ele sugere. Todo confeiteiro sabe calcular exatamente a quantidade de bolo que deve ser feito de acordo com o número de convidados.

Estilo do casamento

Assim como qualquer item do casamento, o bolo do casamento simples também deve estar em harmonia com o estilo do casamento. Ou seja, o bolo precisa combinar com a decoração do casamento.

Estilos de bolos de casamento

Casamento clássico

Em casamentos clássicos o bolo de casamento simples geralmente é feito com pasta americana nas cores branco ou off white com algum detalhe nas cores da decoração do casamento. Esse tipo de bolo costuma ser decorado com rendas e flores comestíveis.

Foto: Shutterstock

Casamento rústico

Já os casamentos rústicos permitem uma certa “liberdade” na hora de definir o estilo do bolo. O bolo do casamento simples rústico pode ser mais descontraído e despojado. O uso de flores e folhagens caem super bem na decoração do bolo.

Foto: Shutterstock

O bolo naked cake tem sido o queridinho dos casais que optam por esse estilo de casamento. Por ser um bolo do casamento simples sem cobertura, somente com recheio e decorado com frutas e flores, tem agradado muitos noivos e convidados.

Leia mais: Mosquitinho para decorar cerimônias e festas de casamento

Sabor do bolo do casamento simples

Além da estética, o bolo do casamento simples também precisa ser saboroso. Aliás, isso é fundamental. Afinal, de que adianta um bolo bonito sem sabor? Por isso, é importante não exagerar nos sabores. Prefira sabores mais suaves.

Foto: Shutterstock

Ouçam quem entende do assunto, o confeiteiro. Ele poderá surgir algo surpreendente e que pode ser bem interessante para a proposta do casamento.

Florencia comenta que os noivos gostam bastante de recheios como creme belga e ao leite. “Esses sabores são novidades por aqui e são cremes suaves que combinam perfeitamente com um pão de ló branco. Porém, existem casais que preferem o tradicional brigadeiro, que é uma forma de agradar todos os paladares”.

Sabores 

  • Baba de Moça
  • Beijinho
  • Brigadeiro
  • Creme belga
  • Doce de Leite
  • Morango com Chantilly
  • Nozes
Foto: Shutterstock

Leia também: Lembrancinhas de casamento comestíveis para fugir do bem-casado

Preços

O preço do bolo do casamento simples pode variar bastante de acordo com a região que você mora e também com os ingredientes escolhidos para a produção do bolo. Estilo, tamanho, recheio e decoração do bolo influencia no valor final do produto.

O bolo do casamento simples pode custar em média de R$ 70 a R$ 130 o kilo, mas isso vai depender muito do modelo e do recheio do bolo escolhido.

Florencia esclarece que o cálculo para a quantidade de bolo por convidado geralmente é de 100 gramas.

Foto: Shutterstock

Garantia de entrega

Jamais contrate qualquer serviço para o casamento sem um contrato formal. Ele é a garantia da entrega do produto ou serviço. E isso é válido também para o bolo do casamento simples.

Foto: Shutterstock

O que deve conter no contrato

  • Descrição dos suportes do bolo;
  • Descritivo com informações sobre o prazo de confecção e pagamento (todas as datas especificadas).
  • Detalhes de todos os adereços de decoração do bolo;
  • Formato do bolo com as medidas;
  • Peso do bolo;
  • Sabor do bolo (cobertura, massa e recheio);
  • Termos de segurança caso o bolo seja danificado durante o transporte, por atraso e até mesmo por questões de cancelamento da empresa;
  • Transporte e entrega do bolo no local do evento no horário combinado;

Três meses de antecedência é o prazo mínimo para fechar o contrato do bolo do casamento simples.

Tanto os noivos quanto o confeiteiro devem assinar este contrato com reconhecimento de firma em cartório. Esta é uma medida de segurança para ambas as partes.

Leia também

Sobre o Autor
Eva Moreira
Evanise Moreira é jornalista, pós-graduada em comunicação e marketing. Trabalhou por 15 anos como assessora de imprensa. Ama cachorros e chinchilas. Adora casamentos e sempre se emociona quando vê uma noiva e quando escuta a Marcha Nupcial!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *