O brinde é um momento importante na celebração do casamento e saber harmonizar o sabor do bolo de casamento com espumante é fundamental para essa mistura de sabores não fique enjoativa

Bolo de casamento com espumante
Um dos momentos mais aguardados do casamento, depois da cerimônia, com certeza é o brinde dos noivos. Para harmonizar o sabor do bolo de casamento com espumante deve-se levar em conta, além do tipo de espumante, a época do ano e o clima do local.

Christiane Martini, cerimonialista e proprietária da empresa que leva seu nome, Christiane Martini Eventos, comenta que bolos frutados ou com recheios menos adocicados combinam bem com espumante brut. Já os bolos com sabores ou recheios mais doces, são perfeitos para serem servidos com espumante demi-sec. “O espumante demi-sec inclusive combina perfeitamente com todos os tipos de cardápios. Já o espumante tipo moscatel é o mais conhecido por ter um paladar mais adocicado, porém deve ser evitado na harmonização de bolo de casamento por ficar tudo muito doce”, esclarece.
Combinações
Bolo Red Velvet

Além de chamar atenção por sua beleza, o bolo de casamento Red Velvet também lembra o amor (por sua cor vermelha), festa, alegria e possui um sabor exótico com a combinação de cream cheese e raspas de limão. É o tipo de bolo de casamento que combina muito bem com o espumante demi-sec, que é uma bebida levemente adocicada.
Chocolate belga

Um bolo de casamento com chocolate belga, que leva chocolate meio amargo, harmoniza muito bem com um espumante rosé demi-sec ou com moscatel.
Leia mais: Vamos brindar! Saiba como escolher vinhos e espumantes para o casamento
Bolo Martha Rocha

Bolo de casamento com massa de pão de lá branco, pão de ló de chocolate, recheio de baba de moça, chantilly, suspiro, nozes, geleia de damasco e fios de ovos. Harmoniza muito bem com um espumante brut.
Regra da harmonização de sabores

Quanto mais doce for o bolo de casamento, mais seco deve ser o espumante.
Tipos de espumante

- Brut (seco e de fácil harmonização)
- Demi-sec (meio seco – nem seco, nem doce)
- Extra brut ou nature (muito secos e sem açúcar)
- Moscatel (sabor bem adocicado, o mais doce dos espumantes)
- Sec (doçura moderada, leve e acidez suave)
Preferências dos casais
“Alguns casais preferem bolos mais doces no estilo Martha Rocha. Esse tipo de bolo de casamento pede um espumante brut”, explica Christiane.

Já os casais que apreciam um bolo de casamento não tão doce, meio amargo e até mesmo o naked cake com frutas, a combinação do espumante pode ser o demi-sec ou brut, também.
Casamento sem festa, somente bolo com espumante

Para os casais que optarem por realizar um casamento mais intimista, sem festa de casamento e somente oferecer uma breve recepção de bolo de casamento com espumante, a orientação da profissional é escolher primeiro o tipo de espumante, no caso, o demi-sec harmoniza com vários sabores de bolos e a partir daí fica mais fácil escolher o sabor do bolo de casamento.
Quantidade de bolo de casamento e espumante por convidado

Christiane comenta que a quantidade de bolo de casamento deve ser de 100 a 150 gramas por convidado. Já o espumante, em média, uma garrafa serve três pessoas.
Leia também: Drip Cake | Saiba tudo sobre esse bolo cheio de cor e personalidade
Água à vontade e espumante sem álcool

A água também não pode faltar nesse tipo de recepção. E a quantidade deve ser pensada para uma recepção de bolo de casamento com espumante para no máximo duas horas de duração. Água aromatizada também é uma boa opção e está super em alta para todos os tipos de eventos.

“Contudo, nesse tipo de recepção, o objetivo é confraternizar de forma simples e elegante com poucas pessoas, aqui o importante é o conforto. Ou seja, ambiente climatizado, som em volume ambiente, bem como, assentos à vontade para quem quiser sentar. De tal forma que os convidados se sintam acolhidos pelo casal. Além isso, deve ter espumantes sem álcool para aqueles convidados que não consomem bebida alcoólica”, finaliza a profissional.