De 1 a 50 anos | Conheça o significado das Bodas de casamento

As bodas de casamento são representadas por vários elementos todos os anos e simbolizam a celebração dos votos feitos pelo casal no Grande Dia.

As bodas de casamento representam o aniversário de casamento, momento de renovar as promessas feitas pelo casal todos os anos

Foto: Shutterstock

O que representam as bodas de casamento?

Foto: Shutterstock

Assim como o Grande Dia é especial e inesquecível, as bodas de casamento também devem ser celebradas todos os anos. É uma forma de renovar os votos e promessas feitos pelo casal e comemorar a conquista de mais um ano juntos sempre tendo o amor e o respeito como base.

O significado da palavra boda

A palavra boda tem origem do latim e significa promessa. O uso da palavra bodas no plural existe por se tratar de uma promessa feita entre duas pessoas.

Foto: Shutterstock

Segundo consta, as festas para comemorar as bodas de casamento surgiram na Alemanha. Pequenos povoados ofereciam uma cora de prata para os casais quando completavam 25 anos de casados e uma coroa de ouro para os que completavam 50 anos de casados.

Simbologia

Foto: Shutterstock

A partir daí foram criadas simbologias, representadas por elementos que denominavam cada aniversário de casamento, por exemplo, prata para 25 anos de casados e ouro para 50 anos de casados. Sendo assim, quanto maior o tempo de casamento, mais importante e valioso é o material que representa as bodas de casamento.

Leia também: 6 dicas incríveis que vão te ajudar a organizar a casa nova

Comemoração das bodas de casamento

Comemorar as bodas de casamento é celebrar o amor e a união. É renovar os votos que foram feitos no altar diante de tantas testemunhas. Não importa quanto tempo vocês têm de casados, o importante é celebrar sempre.

Foto: Shutterstock

E essa celebração pode ser um jantar romântico, uma viagem de lua de mel ou até mesmo uma festa. Não importa qual será o tipo de comemoração, o que vale para a vida toda é o amor, o respeito, a união e a cumplicidade de um casal.  É enfrentar os desafios, que são muitos, é amadurecer e crescer juntos.

Bodas de casamento significado de cada ano

 1 ano – Bodas de Papel

O papel é o início de tudo. Por isso, o primeiro ano de casamento é representado pelas bodas de papel. É o começo de uma união e da vida a dois.

 2 anos – Bodas de Algodão

As bodas de algodão simbolizam a fragilidade dos primeiros anos de casamento e também, assim como o próprio algodão, esperança e crescimento.

3 anos – Bodas de Trigo ou de Couro

As bodas de trigo representam a fartura, prosperidade e a união de um relacionamento. Já o couro representa a proteção de cada um na convivência dia a dia.

4 anos – Bodas de Flores e Frutas

Essas bodas são representadas pelas flores que significam beleza e cuidados. As frutas simbolizam a vitalidade da relação.

5 anos – Bodas de Madeira ou Ferro

A madeira simboliza o fortalecimento da relação, o enraizamento, a força e a durabilidade. As bodas de madeira significam a consolidação do relacionamento. Assim como a madeira, o ferro também é um material forte e resistente.

6 anos – Bodas de Perfume ou Açúcar

As bodas de perfume ou açúcar representam o doce sabor da vida junto ao aroma da felicidade. Esses dois elementos simbolizam a cumplicidade e o companheirismo. O açúcar adoça a vida a dois e o perfume é a essência dessa relação.

7 anos – Bodas de Latão ou Lã

Para essa boda são representados a lã, que é super maleável e confortável e o latão, que mesmo sendo um metal, também pode ser transformado e é resistente.

8 anos – Bodas de Papoula ou de Barro

A Papoula (flor) simboliza essa boda porque as flores fazem parte da nossa vida e principalmente dos bons momentos, inclusive no casamento. Já o barro simboliza a maleabilidade, essencial em um casamento.

9 anos – Bodas de Cerâmica ou Vime

A palavra cerâmica vem do grego (kéramos) e significa terra queimada. Os nove anos de casamento são representados pela cerâmica por ser um material de muita resistência. Já o vime é um material flexível e muito resistente.

10 anos – Bodas de Estanho ou Zinco

São uma das bodas mais aguardadas pelos casais, afinal são 10 anos de casados e muitas fases foram superadas até aqui.

Por ser um material maleável, no casamento, o Estanho representa a relação flexível de um casal relacionada a todo tipo situação cotidiana. O Zinco é conhecido por proteger alguns materiais contra ferrugem, ou seja, no casamento o zinco é visto como uma barreira protetora contra interferências e negatividade na vida a dois.

11 anos – Bodas de Aço

Os 11 anos de casados representam uma relação sólida, assim como o aço. Por isso ele é a simbologia desta comemoração. O aço é usado como base do alicerce, pois dá estabilidade ao que foi construído.

12 anos – Bodas de Seda ou Ônix

Os 12 anos de casamento são simbolizados pela delicadeza da Seda, que precisa de muitos cuidados e pela Ônix, pedra preciosa e rara.

13 anos – Bodas de Linho ou Renda

A Renda é um tecido transparente e super delicado, já o Linho é um tecido muito resistente e luxuoso. Esses elementos simbolizam a transparência da relação que foi construída ao longo de todos esses anos e a fortaleza que o casamento se transformou.

14 anos – Bodas de Marfim

O Marfim é sólido, valioso e este material simboliza os 14 anos de união certamente marcados por muitas vitórias e conquistas juntos.

15 anos – Bodas de Cristal

Os 15 anos de casamento têm como simbologia o Cristal, um metal nobre e transparente que aqui representa cumplicidade, transparência e cuidado, pois o cristal quando quebra não tem como ser reparado.

16 anos – Bodas de Safira ou Turmalina

Repare que quanto mais o tempo de união de um casal, mais valiosos e resistentes se tornam seus elementos e simbologia. A Safira e a Turmalina são pedras preciosas que simbolizam o amor e a raridade de uma relação sólida.

17 anos – Bodas de Rosa

Que a rosa é o símbolo do amor e da paixão todo mundo sabe. Mas o que poucos sabem é que a rosa representa o sentimento mais nobre em uma união, o amor. Além de sua pureza, existe ainda a necessidade de cuidados que envolvem a delicadeza da flor.

18 anos – Bodas de Turquesa

De cor incrível e muito usada em joias, a Turquesa é tida como a pedra que emana energias e tranquilidade, além de bem-estar.

19 anos – Bodas de Cretone ou Água Marinha

O Cretone é um tecido forte e a Água Marinha é uma pedra precisa muito resistente. Por suas forças, os dois representam a fortaleza de uma relação, que certamente passou por bons e maus momentos, mas se mantém firme e forte.

20 anos – Bodas de Porcelana

A Porcelana está simbolizada como resistência e aqui mostra que o casamento está blindado mesmo depois de duas décadas e muitos obstáculos pelo caminho de um casal.

21 anos – Bodas de Zircão

Exótica, cristalina e muito parecida com o diamante, a pedra Zircão é muito resistente e durável, por isso é simboliza os 21 anos de casamento.

22 anos – Bodas de Louça

A louça, embora pareça resistente, é muito frágil e precisa ser manuseada com cuidado para não quebrar ou trincar. Assim é um casamento de 22 anos, mesmo que tudo pareça resistente é preciso atenção e cuidado para não despedaçar.

23 anos – Bodas de Palha

A palha é um material presente em muitas áreas, do artesanato ao combustível e nos 23 anos de casamento simboliza um relacionamento duradouro de acordo com seu amadurecimento.

24 anos – Bodas de Opala

A Opala é uma pedra preciosa muita rara e com uma variação de cores de acordo com o ângulo. A escolha da Opala para representar os 24 anos de casamento se dá por sua beleza única e encantadora.

25 anos – Bodas de Prata

A mais conhecida das bodas, além das bodas de ouro, é representada pela Prata por ser um material resistente e valioso. Muitos casais escolhem as bodas de prata para trocar as alianças por novas, além de celebrar entre familiares e amigos mais próximos.

26 anos – Bodas de Alexandria

A Alexandria também é uma pedra preciosa, porém pouco conhecida, mas muito valiosa. Os 26 anos de casamento são simbolizados por essa pedra por ela ser de uma beleza deslumbrante e uma raridade.

27 anos – Bodas de Crisoprásio

O Crisoprásio é uma pedra linda de coloração verde neon. Segundo povos antigos, ela promove o amor pela verdade. É considerada uma das pedras mais valiosas do mundo. Os gregos acreditavam que a pedra tinha poder de proteger contra depressão. Já os egípcios acreditavam que a pedra trazia proteção.

Não importa qual a finalidade dos benefícios do Crisoprásio em nossas vidas, o importante é que essa pedra simboliza ricamente os 27 anos de casamento.

28 anos – Bodas de Hematita

Conhecida como diamante-negro, a Hematita representa a coragem e por ser de um mineral resistente, passa por diversas transformações, por isso ela simboliza tão bem os 28 anos de casamento, que ao longo desse tempo passa por fases boas e ruins e também por muitas transformações.

29 anos – Bodas de Erva

Erva é tempero, sabor e aroma e simboliza tudo isso em uma relação saudável e sólida. Os 29 anos de casamento são distinguidos pela cumplicidade diária e grandes conquistas.

30 anos – Bodas de Pérola

Formadas no interior das ostras, as Pérolas são frutos de uma transformação que acontece quando invasores se acomodam nestes moluscos. Isso mostra que ao longo dessas três décadas, inúmeras situações aconteceram na vida do casal e com amor, companheirismo e respeito, todas essas adversidades foram superadas.

31 anos – Bodas de Nácar

O Nácar é uma substância dura e enriquecida por calcário, produzida por moluscos, está presente em conchas e é rica em nutrientes. Ela representa a versatilidade, a saúde emocional e a diversão em uma relação duradoura.

32 anos – Bodas de Pinho

O Pinho passa por várias fases, principalmente por estar exposto a diversas condições climáticas em seu território. Ele simboliza o cultivo do amor ao longo dos anos.

33 anos – Bodas de Crizo

O Crizo é uma pedra que possui uma variação exclusiva de cores. Sua simbologia para os 33 anos de casamento está relacionada a inspiração de dividir a vida com alguém que se ama.

34 anos – Bodas de Oliveira

A Oliveira simboliza a paz, a perseverança e a união. Quando transformada em azeite, remete ao casal que o melhor de cada um será usado para temperar o amor e a relação entre eles.

35 anos – Bodas de Coral

Os Corais se unem para transformarem resistentes estruturas aquáticas. Nos 35 anos de casamento acontece a mesma coisa, o casal permanece unido e com o propósito de perpetuar o relacionamento, tornando-o mais forte e vivo na caminhada da vida a dois.

36 anos – Bodas de Cedro

A árvore Cedro chega à altura de 25 metros e possui um tronco bem firme. Ela simboliza os 36 anos de casamento como resistentes e fortes raízes que sustentam a vida a dois.

37 anos – Bodas de Aventurina

A Aventurina é uma pedra preciosa que, além de rara, está relacionada a saúde e possui uma beleza ímpar. Ela simboliza os 37 anos de casamento como sendo preciosos.

38 anos – Bodas de Carvalho

O Carvalho é uma das cerca de 600 espécies de árvores do gênero Quercus. Sua força e resistência simbolizam um casamento duradouro ao longo de 38 anos.

39 anos – Bodas de Mármore

O Mármore é uma rocha bela, cara e resistente, além de muito versátil. Ela simboliza muito bem os 39 anos de casamento.

40 anos – Bodas de Esmeralda

A Esmeralda é uma das pedras preciosas mais conhecidas e que está relacionada ao amor incondicional. Para os egípcios, a Esmeralda é tida como a guardiã do amor. Não poderia ser melhor representado os 40 anos de união de um casal.

41 anos – Bodas de Seda

A Seda é uma fibra natural produzida pelo bicho-da-seda de forma lenta e trabalhosa. Os 41 anos de casamento são simbolizados pela Seda por terem sido construídos aos poucos, com respeito, companheirismo e dedicação do casal.

42 anos – Bodas de Prata Dourada

A Prata Dourada é um material nobre, raro e muito resistente. Ela representa vigor e equilíbrio.

43 anos – Bodas de Azeviche

A Azeviche é uma gema fóssil, formada pela pressão oceânica sobre uma rocha constituída por restos de fósseis e plantas. Quando cortada e polida pode ser usada como joia. Também é conhecida como Âmbar Negro. Ela representa a cumplicidade e o comprometimento em uma relação longa como os 43 anos de casamento.

44 anos – Bodas de Carbonato

O Carbonato é um elemento composto por pequenos cristais e muito utilizado para auxiliar na cicatrização. No casamento ele representa a solidez de uma relação longa.

45 anos – Bodas de Rubi

O Rubi é uma pedra preciosa vermelha muito resistente e considerada uma das pedras mais duras da natureza, perdendo somente para o Diamante. Por isso, os 45 anos de casamento é simbolizado pelo Rubi como a consolidação e fortificação do amor.

46 anos – Bodas de Alabastro

O Alabastro é um mineral branco, tipo mármore branco, é translúcido e pode ser polido. Representa a nobreza, fartura e prosperidade.

47 anos – bodas de Jaspe

A Jaspe é uma pedra opaca na cor avermelhada e é uma variação do quartzo. Representa a rigidez e a vitalidade de um relacionamento.

48 anos – Bodas de Granito

O Granito é uma rocha que deriva da mistura de diversos minerais. É duro, resistente e bonito. Nas bodas representa a união que resiste ao tempo e a mistura de sentimentos como companheirismo, amor, amizade, cumplicidade, fidelidade que alimentam o casamento durante todos esses anos.

49 anos – Bodas de Heliotrópio

É uma pedra verde “salpicada” de vermelho, também conhecida como pedra do sangue. Está associada a vitalidade e é conhecida por “curar”. Além de ajudar a purificar o ambiente e o organismo. A longevidade também está relacionada a esse mineral.

50 anos – Bodas de Ouro

A boda mais desejada pelos casais certamente são as Bodas de Ouro. O ouro está associado a riqueza, fortuna, rigidez, durabilidade e é um dos metais mais preciosos. É a melhor simbologia para representar os 50 anos de união e para a renovação dos votos.

Sobre o Autor
Eva Moreira
Evanise Moreira é jornalista, pós-graduada em comunicação e marketing. Trabalhou por 15 anos como assessora de imprensa. Ama cachorros e chinchilas. Adora casamentos e sempre se emociona quando vê uma noiva e quando escuta a Marcha Nupcial!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *