Bem-casado o versátil bolinho de casamento que nunca sai de moda

De sabor incrível, fofinho, cremoso e amado por muitos, o bem-casado é um doce indispensável para os casamentos, seja na mesa de doces ou como lembrancinha.

Bolinho fofinho que representa a união de um casal, o bem-casado também traz sorte e felicidades para o casal e para os convidados

Foto: Shutterstock

O que é o bem-casado?

O bem-casado é considerado um dos doces mais tradicionais do casamento. Também pudera. Entra ano e sai ano e ele continua liderando a lista de lembrancinhas e doces de casamento. Ou seja, nunca sai de moda.

Sua origem vem de Portugal, a receita original consiste em bolo de pão de ló com recheio de ovos. Aqui no Brasil, o bem-casado mantém a receita do pão de ló, mas o recheio é o doce de leite, que também pode ser o leite condensado cozido.

Foto divulgação: Instagram Bem Casados da Ju

Jussara Pereira, diretora da empresa Bem Casados da Ju, comenta que o bem-casado com recheio de doce de leite ou baba de moça ainda são as versões mais pedidas em seu ateliê.

Também é possível encontrar bem-casado com recheio de chocolate, creme e geleia de frutas.

Variações de sabores

Foto divulgação: Instagram Bem Casados da Ju

O ateliê Bem Casados da Ju trabalha com uma variedade de sabores tanto na massa quanto no recheio. “Fazemos bem-casado de massa de pão de ló, de massa folhada e de massa portuguesa. Os recheios também são variados como doce de leite com nozes, doce de leite com chocolate e paçoca. Além dos bem-casados gourmet com sabores como limão siciliano, frutas vermelhas, damasco e chocolate com café. São excelentes opções para quem quer inovar no sabor”, explica Jussara.

O bem-casado de massa portuguesa de limão siciliano e frutas vermelhas também é bastante pedido pelos noivos.

Foto divulgação: Instagram Bem Casados da Ju

O campeão de vendas no ateliê da Jussara é o bem-casado português com recheio de doce de leite. “Ele tem uma particularidade muito especial, a massa é assada individualmente, recheado com uma generosa camada de recheio de doce de leite e finalizado com uma fina camada de calda de açúcar, que deixa o bem-casado crocante por fora e super macio por dentro”, explica Jussara.

Leia mais: Dicas para escolher o bolo de casamento rústico ideal

Qual é o simbolismo do bem-casado?

Foto divulgação: Instagram Bem Casados da Ju

O bem-casado simboliza a união do casal, ele possui duas partes do bolo de pão de ló, que são unidas pelo recheio de doce de leite e representa a ligação do casal através do matrimônio.

Também é dito que o bem-casado traz sorte e felicidades não somente para o casal, mas também para os convidados que o recebem.

O bem-casado e a embalagem

Foto divulgação: Instagram Bem Casados da Ju

Quando se encomenda bem-casados eles já vêm prontinhos, em embalagens simples com papel crepom e fita de cetim e até mesmo em embalagens mais sofisticadas como caixinhas personalizadas e tecidos nobres.

Quanto encomendar por convidado?

Foto divulgação: Instagram Bem Casados da Ju

O cálculo base para casamentos é de duas unidades de bem-casado por convidado. E deve ser calculado de acordo com a quantidade de convites individuais.

Leia também: Buffet para casamento | Dicas para acertar no cardápio light

Quanto tempo antes encomendar?

Foto divulgação: Instagram Bem Casados da Ju

Para não correr nenhum risco de ficar sem o bem-casado, o quanto antes encomendar, melhor. Mas três meses antes do casamento é um bom prazo.

Média de preços

No ateliê Bem Casados da Ju, a média de preços do bem-casado varia de R$ 2,95 a R$ 4,40 a unidade.

Sobre o Autor
Eva Moreira
Evanise Moreira é jornalista, pós-graduada em comunicação e marketing. Trabalhou por 15 anos como assessora de imprensa. Ama cachorros e chinchilas. Adora casamentos e sempre se emociona quando vê uma noiva e quando escuta a Marcha Nupcial!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *