Avós como damas de honra

A daminha de honra no casamento é a pessoa mais importante da cerimônia depois dos noivos. Ela tem a função de fazer um caminho de pétalas para a noiva chegar até o altar ou de carregar as alianças, neste caso, acompanhada ou não de um pajen, conforme escolha do casal.

No Brasil, por tradição, esse papel de daminha é dado a uma criança da família ou a filhas dos amigos. E quanto mais nova for a daminha mais fofo se torna o momento.

Já nos Estados Unidos as amigas ou primas das noivas são as que desempenham o papel e além de entrarem no dia da cerimônia, ajudam a noiva nos preparativos do casamento. E foi também lá que uma nova moda foi lançada. A de chamar as avós para serem as daminhas de honra.

A ideia é uma forma de destacar a presença delas na cerimônia e também de agradecer por tudo que elas fizeram na vida do noivo ou da noiva. Recentemente o casal americano Josh e Maggie Wakefield fizeram esse convite para as avós Joyce, de 75 anos, e Drue, de 74. As duas senhoras emocionaram os convidados ao entrarem com vestidos iguais, jogando pétalas para a passagem da noiva. A novidade agradou a tanta gente que as fotos viralizaram na internet.

Foto: Reprodução/Ashley Gillman

Se você também gostou da sugestão e está pensando em fazer o mesmo na sua cerimônia, confira algumas dicas que separamos para este momento:

 

O convite

É importante escolher um convite diferenciado para as daminhas, ainda mais quando elas forem avós. A sugestão é dar uma caixinha com uma recordação que simbolize o amor da neta pela avó ou com um presente, como um broche para ser usado no dia da cerimônia. Por não ser tão comum no Brasil em um primeiro momento as avós podem estranhar o pedido. Então é preciso explicar que para o casal elas aceitarem tem um significado muito especial.

Foto: Reprodução/Pinterest

 

O vestido

Depois do vestido da noiva a roupa das damas de honra são os mais importantes no dia do casamento. Se a avó do noivo e da noiva forem escolhidas pode-se optar para que elas usem vestidos iguais em um tom que fique em harmonia com todo o ambiente, sem restrições de cores. Por se tratar de pessoas de mais idade converse com elas antes sobre o modelo do vestido. É importante que elas vistam uma peça em que se sintam confortáveis e consigam caminhar em segurança. Mas se também for do desejo da noiva não tem problema se cada uma escolher um tom de vestido que se sinta melhor.

Foto: Reprodução/Ashley Gillman

Foto: Reprodução/Pinterest

 

A maquiagem e o penteado

Como geralmente elas já usam o cabelo bem curto o ideal é fazer apenas uma escova e optar por uma maquiagem leve, deixando as avós com a beleza mais próxima a natural.

Foto: Reprodução/Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *