Arranjos de Mesa para Casamento: Como decorar, dicas e fotos

Flores e casamento são tão unidas quanto casamento e noivas. Elas podem preencher a decoração da igreja, do salão de festas em diversos locais, são a essência de um buquê de noiva e não podem faltar como arranjos de mesa para casamento. Os centro de mesa para casamento podem ser feitos de diversos materiais e itens, mas o uso de flores é o mais popular e um dos mais queridos do mercado por sua beleza, delicadeza e romantismo. Flores, romance e casamento são uma combinação perfeita!

arranjos de mesa para casamento simples e barato

Arranjos de flores para mesa de casamento – tipos de flores

As flores usadas em arranjos de mesa de casamento precisam ser as mesmas usadas em outros espaços, mas não as mesmas da igreja, por exemplo. Mas se decorar mesas de doces, de bolo e o buquê da noiva com a mesma flor, vai precisar usar as mesmas flores nas mesas também.
arranjos de mesa para casamento econômico
Algumas dicas de flores para arranjos são:

  • Rosas vermelhas – são pouco usadas pela cor forte, mas o romantismo da rosa vermelha é indiscutível. E ainda é mais bacana usar esta planta porque ela tem caule grande, ajudando no uso de vasos longos e altos, melhorando o visual da mesa.
  • Rosas brancas – como não são totalmente brancas, tem um leve tom em creme na maior parte das vezes, são flores românticas e ótimas para casamentos de época, tradicionais ou ate mesmo festas simples e intimistas. Devem vir em quantidade grande para o arranjo ficar bonito, pois rosas são pequenas.
  • Girassóis – em grande quantidade são lindos e ótimos para decorar mesas. A cor amarela combina com casamentos de dia e fim de tarde, como na praia, no campo e casamento country e campestre.
  • Orquídeas – para quem for usar o roxo ou lilás como cor principal da decoração de casamento, esta é a melhor flor para ser usada e fica muito bacana em buquê também. Pelo alto preço, melhor não usar na Igreja, apenas se puder investir alto. Usar uma orquídea solitária em vasos bem elaborados também é elegante.
  • Hortência – flor azul com detalhes em brancos, combinando bem para casamentos mais sérios e sempre à noite. Tem uma cor intrigante e diferenciada, por isso invista no uso apenas desta flor para chamar a atenção por si só.
  • Lírio – uma ótima flor para quem for casar na primavera. Seu tom amarelo festivo é uma boa dica para combinar com vestidos totalmente branco e usar flores coloridas no buquê.
  • Copo de leite – uma planta muito usada em buquês de noiva por ter um branco puro. Por ter pétalas grandes, você não precisa mais do que quatro ou cinco flores dessa para compor um lindo arranjo para colocar nas mesas.
  • Flor de ervilha – suas pétalas tem mesclas de rosa, branco e lilás, combinando bastante com casamento em casa, casamento simples e casamento romântico ou casamento americano tradicional. Ótima flor para usar em eventos a serem realizados pela manhã.

Como fazer arranjos de flores para mesa de casamento?

Você tem duas opções: encomendar em uma floricultura ou fazer você mesmo. Sempre fazendo em casa o custo sai mais barato, mas não é dos trabalhos mais fáceis e deve ser feito na véspera ou no mesmo dia se forem usadas flores frescas. Caso use flores artificiais, pode-se fazer antes e cobrir para películas de poeira e pelos de animais não grudarem.
arranjos de mesa para casamento facil de fazer você mesmo
Você precisa apenas da massa para a base, as flores e um lindo vaso. Comprando em grande quantidade, este item sai mais em conta e dá para investir em lindos vasos. Pense que os convidados podem levar para casa ou não, por isso não conte com os itens para uso posterior e nem alugue ou pegue emprestado.

A escolha do vasos é um dos itens mais importantes para o arranjo. Ele será central na mesa, por isso é preferível que seja longo e alto, e não gordinho e curto. Mas não alto demais, pois as pessoas precisam se ver enquanto conversam durante a festa. Uma altura de 30 centímetros seria considerada a ideal.

Usando flores artificiais, é possível investir em outros acessórios para a base do arranjo, a parte de baixo do vaso. Pode-se colocar pedras coloridas, docinhos e qualquer coisa combinando com a decoração e que ajude a compor o tema. Não é preciso gastar muito com este item, mas ajuda a colorir mais seu arranjo.
Pode-se usar ainda vasos em papel, feitos em material reciclado como garrafas pets e latas e repintados (casamento ecológico anda na moda!). Há diversos modelos de potes ou vasos, tanto dos mais caros, como vidro trabalhado e cristal, até os mais baratos, como o bom e velho potinho de cachepó, usando em vasos de jardim.

Enfeites de mesa para casamento

Caso os noivos não queiram flores, há outras opções bacanas de enfeites de mesa para casamento. A recomendação fica que tais objetos tenham uma relação direta com o tema da festa, para garantir a harmonia visual. Seria errado, por exemplo, usar miniaturas de uma radiola no centro de mesa se sua festa tivesse como tema Star Wars. Tudo na decoração de festa de casamento precisa estar relacionado, o que não é complicado de fazer. Algumas sugestões amplas de enfeites de mesa, são:

Velas

Se sua decoração for simples e cores claras predominando, como creme, bege, rosa e semelhantes, é uma boa dica usar velas. Mas elas só terão seu verdadeiro destaque em um casamento à noite e com uma decoração de uma única cor e espaço não tão iluminado. Acender as velas assim que começar a festa é indicado.
arranjos para mesa de jantar de casamento com velas
As velas podem ainda combinar com alguns acessórios, como rosas, vir em vasos, em um lindo castiçal, dentre outros itens. Há combinações diversas possíveis.

Garrafa de vinho

Por que não? É comum dar uma garrafa de vinho aos convidados ao fim de festa e também que se leve para casa o enfeite de mesa. Logo, você está unindo duas tradições e investir em boas safras e vinhos caros vai deixar sua decoração ainda mais especial. Garrafas de espumante também é bacana e chique e de acordo com o tema. Só não use garrafas das demais bebidas no mercado, mesmo que vá servir na festa.
enfeites para centro de mesa de casamento

Luminárias

Dependendo do tema, luminárias com velas ou apenas o objeto como item decorativo pode ficar bacana em centro de mesa.
fotos de arranjos de mesa para casamento rustico

Mini bolos de casamento

Feitos tanto comestíveis como apenas decorativos, mas em tamanho mediano. Pode ser uma dica elaborar bolos com decoração semelhante ao bolo da noiva e assim os convidados podem levar seu próprio bolo de casamento para casa.

Frutas

Casamentos de dia, a céu aberto e com temas naturalista como casamento provençal, renascentista e de vegetarianos combinam bastante com frutas a mesa. A cor das frutas também ajuda a deixar a decoração de casamento original. Elas podem vir em uma pequena cestinha, em potinhos ou em variedades em uma salada a ser degustada pelos convidados.
arranjos de mesa para casamento mais barato e bem simples

Gaiolas

Gaiolas são ótimas para temas de casamento rústicos, como no campo, country e outros que peçam o objeto. Elas não precisam vir com passarinhos, logicamente, mas devem ser preenchidas com algo divertido e delicado, como pétalas de rosas, flores, dentre outros itens.

Balões de festa

Dependendo do tema, também fica bacana. Lembra mesas de festas infantis, é um objeto barato, divertido e nem por isso deixa de ser interessante.

Mini noivos em biscuit

Se usar mini noivos no topo do bolo, deve usar o mesmo molde para decorar as mesas dos convidados e garantir a unidade visual. Eles não precisam ser grandes, mas devem ter um espaço na mesa central e com algo por baixo para chamar a atenção. Podem ser alteados por um mini bolo em isopor, talvez uma réplica do bolo de noiva.

5 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *