12 ideias para apresentar o cardápio do casamento

O cardápio de casamento é uma ótima opção para satisfazer a curiosidade dos convidados sobre o que será servido e ainda ajudar na decoração da festa.

Se antes o menu era colocado discretamente no centro da mesa, atualmente ele vem ganhando novas versões e a forma como é produzido se tornou tão importante quanto os detalhes do próprio convite de casamento. Afinal, com um cardápio bem apresentado os convidados já podem prever que o almoço ou jantar será servido com o mesmo cuidado.

A seguir confira dicas para inovar na apresentação do menu:

Foto: Reprodução/Pinterest

O papel do cardápio

A papelaria ainda é a forma mais tradicional de apresentação do cardápio. A versão off white é a mais procurada por garantir harmonia com qualquer estilo de cerimônia. Mas, se os noivos desejarem personalizar todos os detalhes, a dica é pesquisar e procurar um papel para o menu que combine com o restante da decoração. Em casamento campestre, por exemplo, o papel reciclável é uma ótima solução.

Outro detalhe importante é adotar o mesmo tipo de papel e fonte de texto do menu nos demais itens impressos da cerimônia e da festa. 

Foto: Reprodução/iStock
Foto: Reprodução/iStock

A apresentação do cardápio

Decidido o papel e a fonte é preciso pensar em como será o formato do cardápio. Nos casamentos tradicionais o menu deve ser retangular e colocado no centro da mesa. Sendo que um cardápio é suficiente para todos da mesa.

Em festas modernas pode-se inovar neste tipo de apresentação. O menu, por exemplo, pode vir dentro do prato enfeitado com lacinhos ou origamis, ser produzido em formato de porta talher ou ainda ser suporte para o guardanapo. Nestes casos é preciso ter um cardápio para cada convidado.

No entanto, independente de como será este tipo de apresentação lembre-se de pensar em um menu atrativo, legível e que fique visível à todos.

Foto: Reprodução/Pinterest
Foto: Reprodução/iStock
Foto: Reprodução/Pinterest
Foto: Reprodução/Pinterest

É possível personalizar

Como a moda nos casamento é personalizar cada detalhe, se os noivos desejarem faça isso também no cardápio. Para isso coloque o nome do convidado ou o sobrenome da família no topo do convite ou pendurado no menu. No entanto, essa ideia só é viável se as mesas forem marcadas e o número de convidados for pequeno.

Lousa que vira cardápio

Para o casal que pensa em economia ou quer inovar, uma tendência é usar a lousa na decoração. Nela, pode-se anotar tudo o que será serviço, desde as bebidas, a entrada e o prato principal.

Se os noivos decidirem por esta opção, escolha um lugar visível para deixar a lousa e use uma letra que seja fácil de ser lida. É possível até deixar uma lousa perto do bar, indicando as bebidas, e a outra perto da mesa que será servido os pratos principais. Aproveite e inclua frases ou motivos românticos, deixando a lousa de cardápio com a cara do evento.

Foto: Reprodução/Pinterest
Foto: Reprodução/Pinterest
Foto: Reprodução/Pinterest
Foto: Reprodução/Pinterest
Foto: Reprodução/Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *