Vestidos para Madrinha de Casamento – Ideias, Fotos e Modelos!

O tema de hoje diz respeito a um detalhe muito importante para o grande dia: o vestido de madrinha de casamento! Para um melhor entendimento e organização, dividiremos o assunto sob dois pontos de vista: o da noiva e o da madrinha. Já já você irá entender o porque disso!

Você é noiva e quer escolher o vestido das madrinhas

Se você é daquelas que planeja as coisas nos mínimos detalhes e sempre procura na internet ideias para tudo que vai fazer? Então você já deve ter visto algumas fotos de casamento em que a noiva está cercada de mulheres com vestidos parecidos… as madrinhas! A ideia de madrinhas de casamento com vestidos iguais ou parecidos é muito interessante para quem:Fotos criativas de noiva e madrinhas de casamento

  • Convidou mais de uma madrinha
  • Quer destacá-las dos demais convidados
  • Quer que o álbum de casamento fique lindo, harmônico e divertido

Pois bem, saiba que há vários modos de deixar os vestidos de madrinha de casamento combinando e isso não precisa ser algo tão rígido, caso as circunstâncias não permitam.

Primeiramente, é importante que você bata um papo com todas elas e leve em conta seus gostos e tipos de corpo. Afinal de contas, elas estão nesta posição por serem especiais para você, logo não é de sua vontade que elas se sintam desconfortáveis no dia do seu casamento, não é mesmo? Vamos falar sobre esses e outros detalhes com calma nos tópicos seguintes que abordarão quatro formas de padronizar as roupas para madrinha de casamento:

1. Vestidos idênticos:

Fazer as madrinhas se vestirem igual é algo comum em países com os EUA, mas pouco visto em nosso país. Acredito que, no Brasil, seja mais fácil encontrar isso em festas de debutantes do que em casamentos (em algumas festas, as meninas que vão dançar valsa usam o mesmo vestido).

As desvantagens deste formato são duas: Normalmente é preciso mandar fazer os vestidos em uma costureira, o que pode significar um gasto maior. Além disso, existe aquela coisa de as mulheres não gostarem de usar vestidos iguais… sabe como é, né? Aqui há essa cultura de querer exclusividade… o que, por sua vez, leva a uma outra situação: pode ser que, por conta disso, as madrinhas não aproveitem em outras ocasiões o vestido comprado.

Dicas para madrinhas de casamento

2. Apenas cores iguais:

Esta é uma boa alternativa pra fugir dos probleminhas da primeira opção! A vantagem é que você deixará as madrinhas mais a vontade, pois ficará a cargo delas a escolha do modelo, conforme seus gostos pessoais. Você poderá estipular que sejam curtos ou longos, ou deixar o cumprimento a livre escolha delas. Além disso, caso queira um tom específico, deixe isso bem claro para elas, pois fica difícil saber face a tantas variedades de tons de uma mesma cor.

Modelos de vestido para madrinha de casamento amarelo

Fotos de noivas com madrinhas de casamento

Modelos de vestidos rosa para madrinha de casamento

3. Apenas modelos iguais:

Esta ideia é bem legal e democrática! Os vestidos de madrinha de casamento são todos no mesmo estilo ou com o mesmo corte, mas com cores diferentes, que podem combinar entre si. Ou seja, você pode falar para que elas usem apenas cores claras, tons pasteis, cores frias, cores quentes ou somente cores vivas.

Apenas tenha sensibilidade para escolher o modelo. Se uma das madrinhas é mais gordinha, você não deve escolher um modelo que não lhe caia bem, como alguns tipos de tomara-que-caia, por exemplo. Como falamos anteriormente, o ideal é que você converse com elas antes de decidir qual será o corte.

Poses para fotos com madrinhas de casamento

Melhores fotos de noivas com madrinhas

4. Modelos variados e cores combinando

Este formato é para agradar gregos e troianos. Assim, não se cria nenhum par de vaso e cada uma escolhe o modelito que preferir.

O segredo é usar cores que realmente combinem, ou seja, que sejam um pouco parecidas ou que combinem aos pares (por ex: duas de verde e duas de rosa).

Para saber que cores combinam entre si, basta pegar a paleta de cores de programas como o Paint e brincar com a zona de junção de cores diferentes, como, por exemplo, roxo + rosa + lilás.

Fotos de casamento com madrinhas combinando

Roxo, azul e vinho em tons diversos – Combinou!

Você é madrinha e quer saber que roupa usar

Ser dinda é um privilégio, pois é um sinal de gratificação pelo que você representa para os noivos… e é por isso que você deve tomar alguns cuidados para agir de acordo com a posição que lhe fora conferida e contribuir para a perfeição do casamento.

1. Dicas para as madrinhas

Neste tópico mostraremos modelos de vestidos para madrinha de casamento… Nosso intuito é oferecer ideias e inspirar aquelas madrinhas que ficaram totalmente ou parcialmente livres para a escolha da roupa. Mas, antes, vamos a algumas dicas:

a) Dançar conforme a música:

O ponto crucial na hora da escolha do seu vestido de madrinha de casamento é estar de acordo com a noiva, ou seja, sua roupa dependerá da dela. A título de exemplo, alguns vestidos mostrados aqui nessa galeria poderiam muito bem ser usados por noivas mais discretas, que não querem um look exagerado (basta dar uma olhada em nosso post sobre vestidos coloridos de noivas… você verá diversos modelitos que ficariam bem em uma madrinha mais sofisticada)… Nesse caso, a exuberância do seu vestido deve estar a um degrau abaixo do dela.

Resumindo: quanto mais exuberante for o vestido da noiva, mais glamoroso poderá ser o seu; e quanto mais simples for o dela, mais simples deverá ser o seu. Desta forma, antes de comprar ou alugar o seu vestido de madrinha de casamento, procure saber como será a da estrela principal!

Madrinha de casamento pode usar vestido decotado?

Exemplo de vestido que poderia ser usado tanto por uma noiva, quanto por uma madrinha

b) Ter certeza da vontade da noiva quanto às roupas das madrinhas de casamento:

Caso a noiva não tenha falado nada sobre o vestido das dindas, pergunte a ela. Nos meses que antecedem o matrimônio, a noiva normalmente fica sobrecarregada com milhões de detalhes dos quais tem que tomar conta, muitas vezes sozinha… Portanto, pode ser que ela tenha esquecido de lhe mencionar que deseja que as madrinhas usem rosa, por exemplo.

c) Se a escolha couber a você, saiba o que evitar:

Assim, se após ter-lhe indagado sobre as roupas, ela acabou deixando essa peteca com você, então tenha em mente algumas regrinhas para não fazer feio no dia:

  • Siga as recomendações da noiva: Se ela lhe falar para desobedecer qualquer uma regras abaixo, vá em frente!
  • Não use branco (por razão óbvia) e evite o preto. Convidadas podem usar preto, mas madrinhas devem dar preferência a cores mais alegres.
  • Tons claros em vestidos de madrinha de casamento ficam ótimos, principalmente se o casamento for de dia, mas cuide para não usar um muito claro, para não tirar o destaque da noiva.
  • Fique longe de vestidos estilo princesa longos (aqueles bem armados). Eles não são adequados para madrinhas. Caso vá de longo, prefira os de corte reto, evasé, sereia ou similares.

Agora que você já conhece as principais dicas para vestidos de madrinha de casamento, vamos a algumas fotos? Começaremos por algumas ideias de modelos adequados conforme o período do dia:

2. Vestidos para madrinha de casamento a noite

Na noite tudo é permitido… ou quase! É verdade que em casamentos noturnos, você pode ser um pouco mais ousada na escolha do vestido, mas cuide para não exagerar, e quando eu digo exagerar, eu me refiro a especialmente duas coisinhas:

  • Brilhos e pedraria em excesso: Seu vestido poderá sim ser brilhoso e ter pedraria, mas com um certo limite. Não há como estabelecer regras rígidas, pois tudo depende de como é o vestido como um todo. Se ele for curto, reto e com decote fechado, por exemplo, poderá ser inteiro brilhante sem problemas. Por outro lado, se estivermos falando de um longo sereia ou com a barra volumosa, decotado e cheio de detalhes, prefira um que tenha pedras e brilhos apenas no contorno da silhueta ou somente no busto inteiro. A dica é saber dosar!
  • Decotes e vestidos curtos e sensuais demais: Se você está pensando em usar aquele seu tubinho de balada coladíssimo e decotadíssimo, esqueça! Deixe este tipo de vestido para as convidadas da festa.

Veja um exemplo de certo e errado quando o assunto é vestidos de madrinha de casamento com brilho:

Madrinha de casamento tem que usar vestido longo?

O vestido da Olivia Wilde é lindo, mas não para uma madrinha. Além de ter brilho em excesso, é muito armado. Já o da modelo da direita tem brilho na proporção ideal!

E aqui estão alguns modelos de vestido longo para madrinha de casamento que quer acertar no look:

Madrinha de casamento pode usar vestido com fenda?

Madrinha de casamento a noite - que roupa usar?

Nas imagens abaixo estão modelos ideais para casamentos bem chiques à noite. Contudo, você deve evitá-los caso a cerimônia seja mais simples… Tudo depende do contexto.

Modelos de vestidos para madrinha casamento a noite

Modelos de vestidos para madrinhas de casamento de noite

Melhores vestidos para formandas e madrinhas de casamento

Modelos de vestido azul escuro para madrinha de casamento

E aqui vai um vestido de madrinha de casamento simples, mas ao mesmo tempo sofisticado, para a noite:

Fotos e ideias de vestidos para casamento a noite - Madrinha

Você também poderá vestir um curto para a noite. Este modelo pink é lindo e chic:

Modelos de vestidos curtos para madrinhas de casamento de noite

3. Vestido para madrinha de casamento de dia

O dia pede mais alegria e naturalidade. Guarde seu vestido brilhoso no armário e vá atrás de um que seja um pouco mais simples e menos glamouroso.

Caso o casamento seja ao ar livre, você pode ser ainda mais despojada, podendo usar, por exemplo, um vestido de madrinha de casamento com estampa florida!

Os vestidos longos para madrinha de casamento de dia devem ser de tecidos mais leves. Os acessórios e maquiagem devem ser mais discretos. Escolhemos dois belos looks que retratam bem isso:

Vestido longo simples para madrinha de casamento de dia

Este é um look bem “clean”. Mas não haveria problema em usar alguma pulseira ou colar.

Modelos de vestidos longos para madrinha casamento de dia

E agora alguns modelos de vestido curto para madrinha de casamento perfeitos para o período da tarde, principalmente se a noiva também estiver de vestido curto:

Vestido curto rodado para madrinha de casamento

Este é meu favorito! Lindo e delicado… Ah, e também pode ser usado durante a noite.

Madrinha pode usar saia ou vestido curto?

Modelos de vestidos curtos para madrinha casamento de dia

Este fica ótimo para um casamento ao ar livre de dia

Mas atenção, cuide com o comprimento da peça. O vestido de madrinha curto ideal é aquele que vai até o joelho ou até cinco dedos acima. Nada de usar mini vestido ou mini-saia.

4. Vestido para madrinha de casamento gorda

Estar acima do peso não é desculpa para não arrasar ao lado da noiva. Para valorizar o corpo e disfarçar as gordurinhas a mais, as madrinhas gordinhas devem seguir duas regrinhas básicas:

  1. Apertar e afrouxar em locais estratégicos;
  2. Usar cores, estampas e texturas em seu favor!

Vestidos soltinhos com um laço na cintura ficam ótimos para quem está acima do peso, pois dão contorno à silhueta. Percebeu a aplicação da primeira regrinha? O local estratégico para se apertar é a cintura, não o tronco inteiro, que deve permanecer mais soltinho. Boas opções:

  • Vestidos com asas de morcego,
  • Vestidos com alças largas,
  • Mangas soltinhas e mangas que vão até o cotovelo

Deve-se evitar:

  • Alcinhas finas,
  • Tomara que caia (se você tiver muito volume nos braços e ombros)
  • Mangas curtinhas muito apertadas

Confira nossa seleção de fotos de vestidos longos para madrinhas gordinhas:

Modelos de vestidos para madrinha de casamento gordinha

Madrinha de casamento gorda - vestidos 2014

Modelos de vestidos longos para madrinha de casamento gorda   Vestido que disfarça a barriga para madrinha de casamento

E dá para mostrar as pernas? Claro! Observe estes modelos de vestidos curtos para madrinhas gordas ou gordinhas:

Melhores modelos de vestido para madrinha de casamento acima do peso

Vestido curto para madrinha de casamento gorda

Pessoas obesas podem usar vestido curto para casamento?

 

 

 

Veja mais!

25 comments

    • Meu Casamento says:

      Olá Daniela.

      A dica é escolher um tecido mais durinho que não marque tanto o corpo e com cintura alta, assim como os modelos mostrados no fim do post.

  1. janaina matheus says:

    olá,boa noite!
    me chamo janaina e eu encontrei por a caso esse site,e vi que tem muitas dicas de madrinhas.
    eu serei madrinha do casamento de um primo meu em outubro, e estou desesperadamente procurando um vestido longo curto( acima do joelho) e rosa,cor escolhida pela noiva.mas o modelo é particular de cada madrinha.Eu estou pesquisando muito,e por conta dessas procuras pela internet pra escolher um modelito e copiar que encontrei vcs,eu sou bem magrinha,visto 36,dependendo do pano 38,eu tenho um pouco de quadril,não tão avantajado,mas tenho um pouco.Gostaria que vcs me dessem mais amostras se for possível,por que eu estou tão muito anciosa,apreenssiva e confusa Se possível responder por email.
    .
    atenciosamente,grata pela atenção
    janaina matheus

    • Meu Casamento says:

      No seu caso, para disfarçar os ombros, opte por alças largas e fuja do modelo canoa.

      E para esconder a barriga, você deve seguir as dicas que estão no fim do post e evitar tecidos molinhos que não sejam soltos na região do abdomen.

  2. Aline de Avelar says:

    Olá, bom dia!!!
    estava pesquisando sobre vestidos e achei seu site, gostaria que me ajudasse com uma dúvida, vou ser madrinha em setembro e vi um vestido lindo laranja longo reto de um ombro só, mas o tecido tem brilho, como o casamento é a noite, quero saber se ficaria bom.

    • Meu Casamento says:

      Oi Aline!

      Olha, assim, apenas com essa descrição, não dá para saber se ele é muito extravagante ou não.
      Ele é muito brilhoso? Se tiver um brilho leve não tem problema!

    • Meu Casamento says:

      Oi Amanda,

      Esse vestido é maravilhoso, mas se você não tem intimidade com a noiva e não sabe como ela e as madrinhas vão se vestir, eu sugiro que escolha algo um pouquinho mais discreto, com uma cor mais clara.

      Se a noiva usar um vestido bem simples e liso, por exemplo, você vai chamar mais atenção que ela.

      Beijos

  3. Maria de Lourdes says:

    Por favor, me ajuda vou ser madrinha e o casamento vai ser na parte da manha e numa chacara. Estou sem saber o vestido pois a noiva não escolheu nenhum modelo e cor para as madrinhas.E pra piorar estou acima do peso e não encontro vestido.
    Estou olhando um vestido que combina com chapeu vc acha que vai ficar bom?Me socorre, parabéns pelo blog!

    • Meu Casamento says:

      Oi Maria!

      Como o casamento é pela manhã e ao ar livre, o ideal é usar um vestido curto e simples. Se ela não escolheu cor, então não precisa ter medo de errar. Apenas evite o preto, pois é muito pesado para a ocasião.
      Opte por um modelo mais soltinho e com saia rodada (pode ser tipo envelope também), ou então um tubinho com tecido mais grossinho para não marcar as gordurinhas.

      Chapéu é puro luxo e combina com casamentos de manhã, eu usaria sem medo!
      Obs: Dê um pulinho nesse post, talvez lhe dê uma luz:
      Casando de manhã

      Espero ter ajudado.
      Beijo.

  4. Luciana says:

    Boa noite!

    Adorei o site, realmente, muito bom!
    Tenho duas perguntas:
    1-Serei madrinha em outubro, às 17h, ou seja, na primavera nem de dia e nem de noite…rsrs
    Posso investir em brilho?

    2-A noiva pediu que usássemos azul. Sou morena clara, minha pele tem fundo amarelado, e cabelo com californianas bem claras. Que tom de azul fica melhor pra mim? Devo insistir nas luzes, ou cabelo escuro valoriza mais?

    Desde já agradeço muito!
    Bjos,
    Luciana Bocci

    • Meu Casamento says:

      Olá Luciana. Obrigada pela visita!

      Olha, fica difícil dizer assim sem ver uma foto sua. Mas eu acredito que o azul royal aberto e o tiffany fiquem bem para sua pele morena clara e cabelo com luzes. O melhor a fazer é ir até uma loja sem compromisso e testar diferentes tons de azul, pra ver qual faz você brilhar mais.

      Qual é o tom da sua raiz? O azul em geral favorece mais os cabelos no tom louro escuro ao preto, então, se você quiser dá para fazer luzes mais escuras. Mas você pretende usá-lo solto? Caso use preso, não há porque abandonar as californianas platinadas.

      Quanto ao brilho, eu penso o seguinte: A cerimônia começa no fim da tarde mas vai noite adentro, certo? Então não tem porque ter medo de usar. Só não escolha um paetê, rs. Prefira um modelo que tenha apenas detalhes com brilho, algo mais discreto.

      Espero ter ajudado de alguma forma.
      Beijos e boa sorte na escolha do vestido!

  5. Fátima says:

    Olá Bom dia!

    Gostaria de umas dicas…

    Você tem fotos de vestidos de madrinha rosa bebe?
    Precisa ser longo e sem decotes..
    Preciso também de dicar referente a altura..meu namorado tem a mesma altura que eu, seremos padrinhos de um casamento e eu não queria ficar maior que ele no evento.
    Qual a dica que você daria?

    Aguardo,

    Obrigada.

  6. Aryadne Marinho says:

    Olá, boa tarde!
    Gostaria de saber onde posso comprar um vestido igual a esse de madrinha, o terceiro (busto preto e saia rosa seco com renda preta). Já vi um parecido em um site americano, mas era para noiva, todo branco. Vocês sabem me informar onde posso comprar?
    Desde já agradeço!

  7. Rafaela Aparecida Roque says:

    Oi, vi o site de vcs pela net e gostei mto. bom… eu vou me casar e gostaria de fazer o meu casamento estilo americano, com todas as madrinhas de vestidos iguais. Mas o problema foi q o vestido delas vão ser brancos, por causa do sapato. Sou apaixonada por sapatos e queria ressaltar isso nelas. Então elas vao com o sapato colorido, cada uma de uma cor. Os sapatos iguais, mas cores diferentes Mas to pensando agr se seria mesmo isso uma boa ideia. Por favor me ajudem. Me de a opiniões de vcs. O q vcs acham disso? Por favor me falam a verdade! To desesperada, não sei o q fazer. Mto obrigada desde ja pela grande ajuda. bjo

  8. Letícia Souza says:

    Olá, boa noite!
    Vou ser madrinha de casamento agora no dia 02 de agosto, a única regrinha foi o comprimento do vestido … longo. Como no dia a dia sou bem básica ( estilo hippie) aluguei um vestido mais sofisticado. Um longo/curto (ele tem um comprimento menor por baixo e tem o caimento cobrindo esse curto… leve transparencia, um decote em V porém não é nada exagerado e nas costas ele é entrelaçado deixando uns espaços ‘nus’ . O casamento sera no horario da tarde para ser exata ás 16:30, gostaria de saber se optei por um vestido ‘bacana’ para esse horário… o mesmo é na cor azul marinho, não optei por um vestido mais claro por que sou muito branca e bem loura … poderia me dar a sua opinião?
    Desde já agradeço!

Deixe uma resposta